top of page

Otoplastia


Ridicularização, deboche, bullying: são palavras infelizmente bem conhecidas por pessoas que têm macrostia (orelhas grandes) ou a deformidade chamada de “orelhas de abano”. A questão não é apenas estética e pode se refletir em vários aspectos da vida, uma vez que, durante a infância, a adolescência e mesmo na idade adulta, essas pessoas podem desenvolver excessiva insegurança e timidez e mesmo depressão.

A otoplastia, cirurgia de correção das orelhas, pode melhorar a forma, o tamanho e a posição das orelhas. Pode ser realizada, geralmente, a partir dos 5 anos de idade, quando a cartilagem já está estável o suficiente. É importante, nesses casos, conversar bastante e de forma cuidadosa com a criança ou adolescente, ouvir suas angústias e desejos, a fim de decidir conjuntamente sobre a realização ou não do procedimento e, em caso positivo, o momento de fazê-lo.

Antes de tudo, é fundamental, ainda, escolher um médico de confiança e levar a ele todas as dúvidas. Dessa forma, a criança ou adolescente e a família saberão que resultados esperar, como será realizado o procedimento e os cuidados pós-operatórios.

Posts Recentes
bottom of page