top of page

Como superar o medo da cirurgia plástica?



Procedimentos estéticos têm feito cada vez mais parte da vida das pessoas, ao mesmo tempo que o medo e a desinformação sobre eles também tem aumentado.


É comum que meus pacientes cheguem com várias questões e dúvidas antes de tomarem a decisão de seguirem com seus sonhos, e, pensando nisso, reuni nesse post algumas das questões mais comuns que fui notando ao longo dos anos, com o objetivo de esclarecer sobre esses pontos e ajudar nesse processo tão importante para cada um.


👉🏻 Talvez o ponto principal a evidenciar é a formação acadêmica e de aperfeiçoamento de um cirurgião plástico. São ao menos 11 anos de dedicação à formação, sendo 6 anos em média para a graduação em Medicina, 2 anos em residência em cirurgia geral somados à mais 3 anos em cirurgia plástica.


Além do título de especialista, esse tempo de formação confere ao profissional uma vasta experiência e domínio de técnicas para procedimentos plásticos. O RQE (Registro de Qualificação de Especialista), devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), é o documento responsável pela comprovação da capacidade de atuar nessa especialidade.


Um segundo ponto interessante a comentar é o fato de que o campo da medicina como um todo tem avançado significativamente ao longo dos anos, e não seria diferente em relação às cirurgias estéticas. O modo como foram se aperfeiçoando nas últimas décadas proporcionam segurança e confiabilidade para a prática. Técnicas, equipamentos e o conhecimento elaborado sobre as práticas garantem processos com resultados cada vez mais satisfatórios.


É também importante comentar que o cirurgião tem o dever de esclarecer todas as dúvidas sobre os procedimentos, ainda que o/a paciente possam considerar elas, em alguma medida, banais. Pré e pós-operatórios, técnicas, aparelhagem, são alguns dos exemplos de esclarecimentos absolutamente fundamentais. 👨🏻‍⚕️


Por fim, hoje, com o acesso à informação facilitado, recomendo também que os pacientes pesquisem e se informem sobre os profissionais que irão procurar. Muitas vezes, conhecer de antemão sobre o que aquele profissional fala nas redes sociais já ameniza várias dúvidas e medos antes mesmo da própria consulta, além de permitir conhecer um pouco do profissional.


Gostou do conteúdo? Você também tem dúvidas e ou medo sobre algum procedimento? Comenta aqui, vamos conversar. 😃


Commenti


Posts Recentes
bottom of page